// Conselho de Administração

Celestino pedro sitoe

> PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
> Inicio de Actividade: 6 de Abril de 2018
> E-mail: csitoe.cps@emem.co.mz

Celestino Pedro Sitoe, formado em Direito e membro da Ordem dos Advogados de Moçambique, exerce as funções de Presidente do Conselho de Administração da Empresa Moçambicana de Exploração Mineira – EMEM, SA, cargo para o qual foi nomeado no dia 6 de Abril de 2018.

Pós-Graduado em Direito Internacional do Comércio, pela Universidade Eduardo Mondlane, tem uma experiência profissional de quase quatro décadas, iniciada em 1980. Desempenhou cargos superiores de direcção em várias empresas nacionais e estrangeiras, entre as empresas se destacam a MECANAGRO, EE, a GALP/MOÇACOR, Limitada, a ENGEN, a FREXPO, a BP Moçambique, a EMAUTO e a Electricidade de Moçambique – EDM, EP.

Em 2003, entrou para oa quadros da Electricidade de Moçambique EDM – EP, onde exerceu as funções de Chefe do Protocolo e Assistência Social, de Chefe da UTCROME, de Director de Imagem e Comunicação, de Porta-voz e de  Assessor Juridico da Direcção de Eficiência Energética desta Empresa Pública.

Foi Vogal do Conselho Nacional de Eleições da Cidade do Maputo entre 2013 a 2015, tendo sido Docente/Assistente da cadeira de Direito Processual Penal I e II no ICSTEM entre 2007 e 2012. A partir de 2008 exerceu actividade de consultoria jurídico-empresarial, através do escritório CPS Advogadores & Consultores.

EDUARDO ALEXANDRE

> ADMINISTRADOR EXECUTIVO – PELOURO TÉCNICO OPERACIONAL
> Inicio de Actividade: 6 de Abril de 2018
> E-mail: edualex60@emem.co.mz

Eduardo Alexandre, Mestrado em Gestão Mineira pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos,  e licenciado em Engenharia de Minas, pela Technishe University Freiberg, na Alemanha, exerce as funções de Administrador Executivo do Pelouro Técnico Operacional da Empresa Moçambicana de Exploração Mineira – EMEM, SA.

Durante duas décadas exerceu funções directivas em empresas nacionais ligadas ao sector dos recursos minerais. Entre 1991 e 1998, foi Director do Projecto Integrado de Mármores (Fábrica e Pedreiras), em Pemba, e desempenhou depois até 1994 o cargo de Director-Geral da Marmonte, Empresa de Mármores de Montepuez.

Entre 1994 e 1996 foi Coordenador do Departamento de Carvão no Ministério dos Recursos Minerais e Energia e, entre 1997 e 1999, foi Assistente Estagiário no Departamento de Gestão Mineira da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

De 2000 a 2005, exerceu as funções de Director de Economia do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, para posteriormente ocupar o cargo de Coordenador do Projecto de Apoio Institucional ao Sector Geológico Mineiro, co-financiado pelo Banco Mundial, pelo Banco Africano de Desenvolvimento e pelo NDF entre 2006 e 2009.

No período de 2006 a 2008, desempenhou as funções de Director Nacional de Planificação e Desenvolvimento no Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

Em 2008 foi nomeado Director Nacional de Minas, tendo sido apontado para as funções de Assessor do Ministro dos Recursos Minerais e Energia para o Sector dos Recursos Minerais, funções exercidas até 2015.

DANIEL FRAZÃO CHALE
> ADMINISTRADOR EXECUTIVO – PELOURO ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
> Inicio de Actividade: 6 de Abril de 2018
> E-mail: frazao.chale@emem.co.mz

Daniel Frazão Chale, com formação superior em Letras e em Relações Internacionais, é o Administrador Executivo do Pelouro de Administração e Finanças da Empresa Moçambique de Exploração Mineira – EMEM, SA, desde 6 de Abril de 2018.

No período de 2007 a 2011, obteve o Doutoramento em Relações Internacionais – Estratégias pela Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias de Lisboa, pelo Centro de Estudos Lusófonos e pelo Centro de Estudos Europeus da referida Universidade. Mais tarde, em 2014, recebeu o Pós-Doutoramento em Letras pela Nims University, da Índia.

 Militar de carreira, na qual atingiu o posto de Major General, concluiu em 2009 e 2010 a Pós-Graduação do curso de promoção a oficial General no Instituto de Estudos Superiores Militares de Lisboa.

Concluiu o estágio de Actualização de Comando de Direcção de Tropas no Instituto de Altos Comandos de Portugal em 1992, bem como a Licenciatura em Ciências Militares e Especialização em Administração Militar no Curso de D. Sancho I da Academia Militar de Lisboa, em Portugal, entre 1986 e 1991.

Por Despacho Presidencial Nº 50/2011 de 24 Novembro foi nomeado para o cargo de Comandante/Reitor do Instituto Superior de Estudos de Defesa  Tenente-General Armando Emílio Guebuza e, de seguida, pela ordem de serviço Nº 0029/029/GAB/CEMG/2013, Série “Q”, foi indicado para exercer as funções de Presidente da Comissão Instaladora do Instituto de Estudos Superiores Militares de Moçambique.

Pelo Despacho Ministerial No. 330/2004 de 22 de Novembro foi nomeado para o cargo de Director do Departamento de Administração e Logística no EMG com a patente de Brigadeiro.

Em 2001, foi nomeado Comandante Interino da Escola Militar de Nampula, com a missão de transformar aquela Instituição em Academia Militar de Moçambique.

Em 1992, por ocasião do Acordo Geral de Paz em Moçambique, foi integrado na Comissão Conjunta de Formação das FADM, tendo sido designado para exercer por acumulação o cargo de Comandante do Centro de Instrução da Logística de Maputo.

Foi nomeado para o cargo de Director Adjunto e Chefe de Repartição de Planeamento do Departamento de Administração Junto do Comando Superior e promovido simultaneamente ao posto de Coronel.
Em 1991, foi apontado para desempenhar as funções de Director de Projecto de Cooperação Militar entre Moçambique e Portugal do Ministério da Defesa Nacional).

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